Mudança Organizacional



Hoje, a mudança  faz parte da vida de qualquer organização e integra seu funcionamento normal. O fato é que as mudanças devem ser consideradas como naturais e inevitáveis, e nenhuma organização está fora dessa tendência. A busca pela estabilidade foi substituída pelo movimento continuo. Nenhuma organização escapa da necessidade de mudar, mas os dirigentes da organização podem se ver obrigados a isso ou, pelo contrário, ser obrigados a fazê-los.


1.2    - O SIGNIFICADO DE MUDANÇA SOCIAL

Mudar significa passar de uma situação a outra, quer seja em termos pessoais ou de grupo(incluindo as organizações).
A mudança social é “identificável no tempo como conjunto de transformações nas condições e modos de vida de uma coletividade ou como sucessão de estados, a mudança social determina-se positivamente como fenômeno simultaneamente histórico, coletivo, e estrutural que afeta a organização social”


1.3    – MUDANÇA ORGANIZACIONAL

A mudança numa organização é alterar como está organizado o trabalho, como está dirigido e quem está assumindo. A mudança pode ser definida como sendo a introdução deliberada de novas formas de pensar, atuar e operar em uma organização.
Quanto á inovação organizacional, esta deve ser entendida como a colocação em prática de um conjunto de idéias que são novas dentro da organização. Por este motivo, todas as inovações representam uma mudança, embora nem todas as mudanças sejam inovações. A inovação pode ser tecnológica ou administrativa.

1.4    - TIPOS DE MUDANÇA

  Podemos classificar as mudanças estratégicas nas organizações em:                                                                 

Mudanças tecnológicas são modificações no processo de uma organização, projetada para tornar mais eficiente a produção ou para aumentá-la;
 Mudança em produtos e serviços normalmente são projetados para incrementar a participação no mercado ou para desenvolver outros mercados, cliente ou consumidor;
Mudança de estratégia e estrutura estas mudanças incluem as modificações na estrutura da organização, administração, estratégica, políticas, sistemas de prêmios, relações de trabalho, dispositivos de coordenação e os sistemas de informação e controle da administração, contabilidade e orçamento;

Mudança na cultura organizacional refere-se a alterações nos valores, atitudes, expectativas,
crenças, habilidade e comportamento dos membros. A mudança cultural diz respeito a como
pensam os membros.

1.5    - A RESISTÊNCIA À MUDANÇA

A resistência à mudança pode ser definida como dificuldade de ajustamento de pessoas e grupos
às novas condições da realidade impostas pela mudança, e ocorre, essencialmente, por dois motivos:
uma falha na percepção ou incapacidade de mudar
.
1.6 - PRINCIPAIS BAREIRRAS PARA A MUDANÇA.

Podemos sintetizar em cinco itens:

Enfoque excessivo em custos: a administração pode entender que os custos têm importância máxima;

A não-percepção dos benefícios: qualquer mudança significativa produzirá reações positivas e negativas;

Falta de coordenação e cooperação;

A incerteza: que vem associada à mudança;

Temor a perdas: todo integrante da organização pode temer a perda de autoridade e status,inclusive seu próprio trabalho.
  
1.7    -  O TEMOR ÁS MUDANÇAS

Uma condição necessária para criar um ambiente de confiança e de cooperação é a eliminação do medo às mudanças. Todas as pessoas experimentam medo de um ou outro modo, e nas organizações o temor interfere significantemente na capacidade do indivíduo de comunicar-se.

 Os temores mais comuns são:

O medo...
* De represália;
* De falhar;
* Ao êxito;
* De adaptar-se à mudança:
*  Da perda de prestígio, poder ou status;
* De torna-se dispensável;
* Da demissão;
* Da instabilidade:

* De perder direitos ou vantagens adquiridas.



CONCLUSÃO
Iniciamos caracterizando as mudanças como inevitáveis, e que elas são uma alteração de situação atual. Mudar é o estado daquilo que evolui, do que se modifica. Para as organizações, a mudança deve integrar seu funcionamento normal.

Descrevemos várias característica da mudança, seus tipos principais e como facilitar a sua implementação. Deixando claro ao longo da apresentação que as organizações sofrem mudanças como resultado de sua natureza de sistemas abertos, logo são inevitáveis.

Uma característica da mudança é que, ao ocorrer numa determinada parte da organização, envolve modificações no restante do sistema organizacional.